Brasão

 

 

Brasão: escudo de prata, dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde e um melão realçado de ouro, tudo bem ordenado, entre escudete antigo de azul, carregado de onze besantes sw prata, em chefe e campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Listel branco, com legenda a negro “Freguesia de Almeirim”.

Brasão

 

 

 

 

Bandeira: púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Almeirim”.

O brasão da Junta de Freguesia recebeu o parecer favorável da Comissão de Heráldica em 5 de Novembro de 2002, nos termos da Lei 53/91 de 7 de Agosto. Tendo sido publicado em Diário da República – III Série nº 71 de 25 de Março de 2003. Os símbolos heráldicos da Junta de Freguesia de Almeirim, encontram-se registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com o nº 120/2003 de 30 de Abril.

cacho

Cacho de Uvas e Melão

Dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde e um melão de verde realçado de ouro, tudo bem ordenado.

Representam a agricultura, na qual se destacam as culturas da vinha, do melão e dos laranjais.

Escudete

Escudete Nacional

 

Em chefe, escudete antigo de azul, carregado de onze besantes de prata.

Representa a criação de Almeirim, por Dom João I, a partir da criação da Coutada Real de Almeirim, cujo território foi demarcado em 1424.

Burelas

Burelas Ondadas

 

Campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras.

Representam a localização geográfica de Almeirim, numa planície aberta no Vale do Tejo e a ribeira de Almeirim, cursos de água que contribuem para a fertilidade dos terrenos agrícolas e de pasto.